Livros Inéditos


LIVROS INÉDITOS AINDA NÃO PUBLICADOS


São as vivências de um adolescente que atravessa um período muito turbulento, com novas descobertas e perda dos antigos valores, iniciando uma procura de incertezas e de dúvidas, enveredando-se pelo inusitado, numa fase totalmente inexperiente.
Foi um período em que o país tendo adormecido num sonho dourado, acorda com o sobressalto de uma sombria ditadura!


 
O século XVIII se caracterizou pelo apogeu da produção de açúcar no Recôncavo e pela descoberta de ouro na Chapada Diamantina.
Essas contingências geraram riquezas para muitas famílias baianas, tendo delineado o perfil de uma aristocracia rural e de comerciantes exportadores que se tornaram extremamente ricos.
O Pelourinho, eleito como local chic das moradas, começa a surgir numa construção desenfreada de solares e palacetes.
As Irmandades e Ordens Religiosas numa disputa de patronos e devotos ricos para que cada qual construísse sua igreja mais bela e mais rica, levando o esplendor, do ouro ao barroco, nos altares e interiores das igrejas.






Licutan Alufá, líder Malê, teve sua sentença promulgada: uma pena de mil açoites. Era a sua sentença de morte. Porém, resistiu de forma digna e valente a inclemência de um castigo que cortava suas carnes de forma cruel e implacável! 

Todos ali, impotentes, indignados assistiam a todo aquele flagelo, profundamente comovidos.  De repente, de suas entranhas, começa a jorrar um sangue rubro e abundante, que cai e começa a escorrer pelo secular calçamento do Pelourinho, lavando a vergonha de um sistema  opressor que já começava a se desmoronar.
... Então, todo o vigor de seu corpo, com sua resistência já minada, sofre uma forte convulsão... e sua cabeça pende para o lado!



Na historiografia da Bahia, há registros e relatos de muitas ocorrências e episódios estranhos e misteriosos.
As ocorrências de fenômenos paranormais são muitas vezes contestadas pelos mais céticos, porém, que eles existem não há a menor dúvida!
Assim, na vida ocorrem muitas coisas e situações que nos surpreendem, pois enveredam pelo inusitado, pelo fantástico e paranormal que não entendemos.
O livro reúne em seu conteúdo um grande elenco do lendário e mitos do Recôncavo Baiano.



A vinda para a Bahia representou enfrentar o desafio de uma vida nova e de um novo emprego.
Com quase trinta anos na época, a Bahia representou para mim, um recomeço! Chegava na condição de um forasteiro, totalmente desconhecido na “Terra dos Encantos e dos Mistérios”, que há muito povoava o meu imaginário e os meus sonhos. Cheguei movido por uma curiosidade compulsiva de tudo conhecer e vivenciar.
É nesse contexto que se desenrolam os capítulos e a proposta do livro. Assim, o leitor será conduzido por um tour inusitado com muitas descobertas.
Boa viagem!



A produção de açúcar no Recôncavo Baiano deu origem a um ciclo produtivo que se estendeu por mais de três séculos, tendo criado um importante pólo econômico que gerou muitas riquezas para o país, e delineou na Bahia agrária e escravocrata, o perfil social de uma elite e aristocracia açucareira que se tornou extremamente rica, influente e poderosa e ainda fez de Salvador a cidade mais próspera e rica do Brasil.
Um trabalho escravo, durante todo o ciclo do açúcar, foi a força motriz e a alavanca de sustentação da economia da Bahia colonial.
O Livro faz uma abordagem completa da história do Recôncavo Baiano. 


Uma impressionante história que constitui um caso único na historiografia do Recôncavo, representando acima de tudo um grande exemplo de humanismo, respeito e dignidade à vida daqueles que estavam submetidos a um regime perverso.
Foi uma vida dedicada a um ideal. Uma obstinada determinação a uma causa, para realizar um sonho.
Concretizar o inimaginável foi tornar a utopia uma realidade!






O livro aborda o tema da beleza e da vaidade. A tirania de um mito que impõe padrões e estereótipos inatingíveis de beleza, causando angústia e massacre emocional nas mulheres.
A compulsiva busca da magreza faz que muitas mulheres recorram aos distúrbios alimentares da anorexia e bulimia, se expondo a sérios riscos de saúde.



O livro alude a um modelo de vida no qual se estruturou a grande maioria dos homens da nossa cultura ocidental moderna, que pouco a pouco foi descaracterizando e mutilando suas emoções, seus sentimentos e suas personalidades.
Um modelo destrutivo, onde estabelece que o homem deve ser um super realizador, devendo se esforçar continuamente na busca dos resultados e do sucesso.
O tal modelo, tornou o homem prisioneiro de si mesmo, numa sociedade e num sistema calcado em valores onde só tem lugar para os vencedores.
Na busca dos resultados e do lucro a qualquer preço, o homem se torna extremamente calculista, autoritário e implacável com os seus adversários e subordinados.


 
Nos grandes centros urbanos ao contrário da zona rural, onde as pessoas moram distantes, elas estão mais próximas, só separadas pelas paredes de suas residências.
Entretanto, paradoxalmente, essas paredes assumem limites quilométricos. É muito comum pessoas morarem no mesmo prédio e sequer se cumprimentarem. São indiferentes, vivem sozinhas em meio à multidão.
O livro chama atenção para as causas e as consequências dos estados de solidão na vida urbana.
 

 

O conteúdo do livro está baseado nos dramáticos depoimentos de um ex-dependente que percorreu todos os estágios do labirinto das drogas.
As narrativas conduzirão o leitor a um misterioso e triste submundo, que envolve atualmente milhões de adolescentes, numa situação e contingência das quais fica difícil se libertarem.
Os relatos objetivam mostrar os danos causados pelas drogas e constituem um alerta e desestímulo aos que estão sendo seduzidos a ingressar nesse universo de consequências extremamente devastadoras!

 
Os efeitos da eclosão da crise financeira na terra do Tio Sam e suas consequências são temas abordados no livro A sociedade dos novos ricos e dos milionários.
Com base numa abrangente pesquisa dessa crise oriunda dos Estados Unidos, mas que atingiu tantos outros países, o livro evidencia perdas bilionárias de grandes corporações americanas, mas também destaca a ascensão da classe C ao patamar da antiga classe média e de novos ricos emergentes. 
Nesse contexto de ascensão, inclui-se o Brasil que, de certa forma, ficara imune à crise por estar com um plano econômico sustentável e significativa reserva cambial.

 
Os índios não imaginavam que aqueles estranhos de pele branca, barbados, fétidos, pálidos e doentes, cobertos com roupas engraçadas, falando um idioma que não entendiam, os escravizariam, explorando e violentando-os, até a extinção de sua raça.   
Esse livro representa uma pesquisa do tema e corresponde a um ensaio de uma dissertação do curso de pós-graduação de História na UFBA.

 
A produção de açúcar no recôncavo baiano deu origem a um ciclo produtivo que se estendeu por mais de três séculos, criando um importante pólo econômico gerador de riquezas e de desenvolvimento para o país.
Delineou, na Bahia escravocrata, o perfil social de uma aristocracia rural açucareira, que se tornou extremamente rica, influente e poderosa, fazendo ainda de Salvador a cidade mais próspera e rica do Hemisfério Sul.


São divertidas narrativas das aventuras de dois aprendizes de pescador no Pantanal, que elaboraram um plano de uma improvisada pescaria no berçário da maior diversidade aquática do Brasil.
São surpreendidos pela desativação do acampamento onde iam ficar, pela falta de experiência e despreparo, além da insuficiência e inadequação do equipamento de pesca que levaram.
Entretanto, começam a descobrir os segredos do gigantesco e caudaloso rio Araguaia, com sua incrível variedade de peixes.

 
A ideia e proposta desse livro foi desvendar o que pensam atualmente os jovens que vivem no processo de exclusão social, descobrindo seus valores e suas perspectivas de futuro.
São representantes de diversos segmentos de uma sociedade multifacetada. 


 
 

Um comentário:

  1. Almir fiquei encantada com seus livros, espero que publique logo alguns deles para que possamos ler .
    Deus te abençoe.Bjo da amiga.

    Sandra L. Stabile

    ResponderExcluir