Obras Publicadas



É um livro de Histórias de Famílias que envolvem quatro descendências de origens portuguesa e italiana: os Ávila, os Braga, os Vieira e os Tosta.

Trata-se de um resgate histórico das origens dessas famílias, cujo passado e memória, acaba se diluindo e se perdendo inexoravelmente com o tempo.
A saga dos Ávila, parte do século XVI, início da colonização do Brasil e fundação da cidade do Salvador, percorrendo uma trajetória de vida, de aventura, riscos e mortes, até chegar à cidade serrana de Petrópolis, na época da Monarquia do Segundo Império do Brasil.
Os Braga são originários da região de Braga, norte de Portugal, na fronteira com a Galícia. O ramo pioneiro da família Braga, se estabeleceu em Minas Gerais, na época da mineração e da “corrida do ouro”, na região de Ouro Preto e Mariana, nos isos do século XVII, deixando descendentes em Areal, distrito de Petrópolis na Fazenda Morro Grande, na pessoa de Agostinho Braga.
Os Vieira vêm do século XIX, na pessoa do Major José Vieira, antigo proprietário da fazenda Córrego Seco que foi vendida a D. Pedro I, dando origem à cidade de Petrópolis.

Já os Tosta de origem italiana, de Nápoles, chegaram a convite da Monarquia em 1830, para trabalhar em regime de colonato, no ciclo do café que se iniciava no Vale de Paraíba do Sul no Estado do Rio. Chegaram a bordo do vapor Mar Mediterrâneo, oriundo do Porto de Gênova, na Itália.
Este livro foi lançado em 20 de dezembro de 2003, em Petrópolis para os descendentes das Famílias.
 

Este é um livro da história da infância de um menino que não foi da geração dos videogames e que fabricava suas próprias brincadeiras.
 
As artes e travessuras vão dos 7 aos 14 anos de idade, e teve como local o largo da Igreja do Retiro, em Petrópolis. Arapucas, bolas, gudes, pipas e balões, faziam parte das ingênuas brincadeiras de um grupo de meninos. O livro contém gravuras associadas aos textos e assuntos.
É um livro de característica essencialmente autobiográfica.
Tiragem reduzida e já esgotada.
 
 

A Fazenda representou, antes de qualquer coisa, um negócio agroindustrial. Começou com cacau, passou à criação de gado e depois para o processamento de polpa de frutas pela Frutimel. Foi também, muito importante para os meus filhos, pois foram os primeiros contatos com o campo e a natureza. Porém, tudo passou...
Ficou o canto melódico e nostálgico do sabiá da mata. O canto primeiro, do qual sinto muitas saudades!
Tentamos neste livro, escrever a nossa longa experiência, iniciando como um aprendiz de fazendeiro, que acabou entrando em um negócio sem ter tradição e nem mesmo vocação.
Tantas coisas aconteceram que o aprendiz, hoje, tem lições que podem ajudar aos novos aventureiros do universo complexo e fascinante de uma Fazenda.
Vele a pena conferir nas 224 páginas desse livro.




É um livro para quem vai iniciar no mercado de trabalho. Sinaliza para as situações imprevistas e para os riscos que ocorrem na selva empresarial. É como começar um jogo que ainda não se conhece as regras.
As empresas são como se fossem um grande circo, com um enorme picadeiro, onde interagem muitos atores, representando diversos papéis, escondendo suas personalidades atrás de máscaras de cinismo, falsidade e hipocrisia.



O livro A Bahia Colonial no Século XVI aborda o início do processo colonizatório do Brasil. Com a chegada do homem branco às nossas terras tropicais, o índio, povo ingênuo, habitante de Pindorama, na beleza e pureza de sua selvagem etnia, recebe aquele pesado machado das mãos de um ambicioso e violento mercador – ele dá um salto na História: passa da idade da pedra para a idade do ferro e se torna a partir dali, num virtual escravo do homem branco, na dura e exaustiva tarefa da derrubada das ibirapitangas, o nosso pau-brasil.
Iniciava ali, a primeira agressão ecológica ao meio ambiente. A extração da madeira perdurou mais de um século, a ponto de torná-la extinta ao longo do litoral brasileiro. Os danos à ecologia foram irrecuperáveis com a continuidade das devastações para o plantio da cana-de-açúcar, vindo criar florestas vazias e a total ausência da fauna.
 
O Livro destaca o trabalho escravo como a engrenagem que movimentou as moendas dos engenhos no ciclo do açúcar, fazendo o progresso do Brasil e tornando Salvador a mais próspera e rica cidade brasileira.
O suor e o sangue de milhares de escravos foi o combustível que alimentou as fornalhas das usinas, num trabalho contínuo e desgastante, formando uma aristocracia baiana, abastada, rica e poderosa que ostentava todo o seu luxo, brilho e requinte, nos salões das Casas Grandes dos engenhos de açúcar do Recôncavo Baiano.
 
O Século XX foi pleno de ocorrências marcantes, tendo inaugurado o progresso e a modernidade na Bahia.
 
O cacau se configurava como produto de maior importância na economia baiana até a descoberta do petróleo no Lobato, seguido de Catu e depois Pojuca, vindo a viabilizar a construção da primeira refinaria do Brasil e o ingresso da Bahia na era industrial.
A produção de óleo diesel e gasolina a partir de 1955, pela Refinaria Landulfo Alves de Mataripe – RLAM e, mais tarde, a nafta como matéria prima, viabilizaram a partir da década de 1970, o início da industrialização do Polo Petroquímico de Camaçari.
A Rua Chile, passarela da moda e ponto de encontro da sociedade baiana, nos inúmeros e chiques cafés, até a metade do Século XX, esbanjava charme, elegância e glamour.
Nesse livro, apresentamos uma retrospectiva dos principais acontecimentos e personalidades que melhor caracterizaram esse século.

Todas as narrativas desse livro estão baseadas em ocorrências reais que constituem as atividades de um submundo marginal, que estão criando neuroses coletivas e um grande massacre emocional motivado pelo medo.


O livro envereda por um tema bastante insólito, mas tem como proposta deixar um alerta, com as informações e recomendações que se fazem necessárias, para as situações de riscos que todos nós estamos submetidos. Funciona como um manual de sobrevivência, na violência da selva urbana na qual somos vítimas indefesas.
É a nossa mais recente publicação e está na versão digital



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário